Mini Volante



Estas três imagens são a minha homenagem ao jornal Volante, ao Jorge Curvelo e ao José Vieira, tantos outro mereciam ser homenageados, mas espero voltar ao tema.
Na altura havia muito pouca informação, as imagens eram raras e normalmente a preto e branco, pelo que era difícil decorar uma miniatura como devia de ser, estes perfis vieram modificar completamente o panorama do modelismo, apesar de alguns erros o que era perfeitamente normal para a época.
A primeira imagem é de uma separata que vinha no jornal Volante, o Auto Sport da altura, e que tinha vários artigos tanto de automóveis como de aviação, sobre técnica, novidades, perfis, entrevistas a coleccionadores, etc. e uma espantosa banda desenhada do GRANDE PILOTO SKID SOLO, uma espécie de Major Alvega dos automóveis.
A segunda imagem é dos perfis que saíam na revista Auto Mundo, não sei ao certo quantas saíram, mas foram umas boas centenas, felizmente ainda tenho quase todas, e que na altura vieram a ser muito importantes para a qualidade e fidelidade dos modelos.
A terceira imagem é de uma separatas que eram distribuídas com o jornal Volante e tinham um artigo sobre o modelo com os respectivos perfis e outro artigo sobre o carro escrito, e muito bem escrito pelo José Vieira.
Hoje felizmente fazem-se belíssimos perfis como se pode ver em http://www.templarsquadron.com/ a informação através da net é espantosa e este post nada tem a ver com saudosismos mas sim como um pequeníssimo contributo para a história do modelismo em Portugal.
Aconselho a ler alguns artigos escritos por Ricardo Santos Carvalho nas revistas Jornal dos Clássicos, em especial a do nº6 sobre o Bazar do Povo.

0 comentários: