Jaguar XJR 9LM - 1/24 Tamiya

Este foi o carro que finalmente levou a Jaguar a vencer as 24H de LeMans em 1988 pois desde as 4 vitórias entre 1951 e 1957 que a Jaguar estava arredada da vitória na mítica prova.
Tony Southgate com um caderno de encargos estabelecido por Tony Walkinshaw em que o principal objectivo era mesmo a vitória em LeMans, mas com obrigatoriedade de o motor ser o V12 7000cc derivado do XJS, desenhou um carro muito britânico, simples, robusto e eficiente, o como se pode comprovar pelo carro que alinhou com o nº22 e em que a placa chassis indica que é um Model XJR-9, Chassis nº J12-C-186 construido em Janeiro de 1988, mas segundo o livro " Jaguar XJR Group-C & GTP cars" este era um chassis XJR-6 construido em 1986 e posteriormente convertido para XJR-8, XJR-9 , carro labortórioLM e XJR-9LM, após LeMans a sua carreira desportiva continuou no Campeonato IMSA com as cores da Castrol, o que para um carro de competição não esta nada mau e no teste realizado para a revista L`automobile o Jacques Laffite diz que o motor tinha aspecto de um motor de barco com pelo menos 30 anos, tal o aspecto de robustez.
Dos cinco carros à partida coube ao carro nº 2 pilotado por J. Lammers / J. Dumfries / A. Wallace percorrer as 394 voltas em 24:03'28.26" à média de 221.765Km/h, o que é a segunda maior distância só sendo suplantado em 1971 pelo Martini Racing Team Porsche 917K que percorreu 5335.313 km em 397 laps.

Quanto ao Kit é excelente, mas eu montei-o em 1992 e pelos padrões actuais podia estar muito melhor,
mas como como tenho mais um e meio que me foram oferecidos semi montados talvez venha a fazer alguma coisa de melhor com eles.




0 comentários: