MINHAS MINIATURAS - Graham Hill (GTO 250) bate Parkes (250 GTO) e Salvadori
Umas das melhores corridas de GT de sempre , com uma grelha de partida composta por 31 carros, inclusive 5 Ferraris GTO, 1 Ferrari 250 SWB, 3 Jaguar E Lightweight, 2 Aston Martin DP 214, Lotus Elan 26R , etc, e conduzidos por pilotos de primeira qualidade (ver grelha de partida no final do post) e para condimentar ainda mais este excelente menu a “guerra” muito particular entre carros Italianos e Ingleses. Só podia mesmo ser uma corrida de sonho.
O CARRO: Um dos mais bonitos Ferraris, pessoalmente acho o 250 GT SWB mas bonito, mas os preços que o GTO atingiu em leilões, deu-lhe o estatuto de obra de arte. Primeiro projecto de M. Forghieri na Ferrari este é um carro de que farei um post sobre ele pois tem uma história com várias curiosidades. Mas fica aqui um mistério, qual foi o único piloto Português que o pilotou ?
A MINIATURA: Uma excelente miniatura com a marca Airfix mas o molde é da Gunze Sangyo e sendo costume desta marca fazer o melhor ou o pior, mas neste caso é muito bom. Esta versão que eu tenho não tem motor mas acho que há uma versão com motor o que ficaria bastante melhor, mas eu montei este kit à muitos anos, quer dizer na era Antes-da-Net e era um bocado complicado saber essas coisas. As jantes Borrani em foto incisão são muito bonitas. Conclusão, um kit que com as técnicas actuais ficaria um espetáculo. (Nas fotos a sujidade parece muito escura mas a tonalidade à vista é cinzento claro).
Já tenho visto na net alguns modelos deste carro muito bem montados, mas com a faixa da frente a branco, mas é azul claro por o carro ser inscrito com as cores da Maranello Concession.
A CORRIDA: No arranque o Ferrari #11 guiado por G. Hill coloca-se em primeiro lugar seguido de I. Ireland #2 Aston Martin e M. Parkes no Ferrari #12, durante dez voltas os lugares da frente não se alteram mas este grupo distancia-se do comandado por B. McLaren em Aston Martin #1 e logo se vê que sem percalços a vitória será discutida entre Hill, Ireland e Parkes, após várias voltas Ireland aproveitando a maior velocidade do seu Aston Martin tenta ultrapassar Hill mas os carros tocam-se em Woodcote tendo Ireland feito três piões e levando Hill também a despistar-se, eles consegue voltar à corrida mas Parkes assume o comando, mas de seguida tem que ir ás boxes mudar de pneus, Hill não perde esta oportunidade e alcança a primeira posição, progressivamente Hill aumenta a distância para 12 segundo de Parkes que a todo o custo tenta travar a trás de si Ireland no veloz Aston Martin e eis que Woodcot faz das suas e os dois tocam-se mas prosseguem pela mesma ordem e na 27ª volta Ireland gira novamente em Woodcot, mas desta vez só e prossegue.
Depois de todos terem reabastecido a classificação é: 1. Graham Hill (#11 Ferrari GTO), 2. Mike Parkes (# 12 Ferrari GTO), 3. Roy Salvadori (#9 Jaguar),4. Innes Ireland (#2 Aston Martin DP214), 5. Innes Ireland (# 2 Aston Martin DP214), 6. David Piper (# 16 Ferrari GTO) a 1 lap, 7. Jack Sears (# 10 Jaguar), 8. Dick Protheroe (# 7 Jaguar), 9. Bruce McLaren (# 1 Aston Martin).
Hill que antes do abastecimento tinha uma vantagem de um minuto, vê essa vantagem reduzida para metade devido à tampa de radiador ter saltado e ter que reabastecer de água, nada de grave , mas eis que Hill dirige-se novamente à box para colocar nova tampa de radiador mas quando volta á pista tem Parkes mesmo atrás de si. Até o final Parkes tenta a todo o custo ultrapassar Hill mas sem sucesso e Hill consegue a merecida vitória.
Grelha de partida
Graham Hill (GB)
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| Mike Parkes (GB)
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| Innes Ireland (GB)
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#11 3.0 Ferrari 250 GTO
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| #12 3.0 Ferrari 250 GTO
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| #2 3.7 Aston Martin DP214
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1'27"00 1'27 "00
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| 1'27"40 1'27 "40
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| 1'27"60 1'27 "60
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| Bruce McLaren (NZ)
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| Roy Salvadori (GB)
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| #1 3.7 Aston Martin DP 214
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| #9 3.8 Jaguar E Lightweight
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| 1'28"80 1'28 "80
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| 1'29"00 1'29 "00
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Roger Penske (USA)
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| Jack Sears (GB)
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| David Piper (GB)
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#15 3.0 Ferrari 250GTO LMB
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| #10 3.8 Jaguar E Lightweight
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| #8 3.0 Ferrari 250 GTO
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1'29"00 1'29 "00
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| 1'29"90 1'29 "90
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| 1'30"20 1'30 "20
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| Dave Protheroe (GB)
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| Tommy Hitchcock (USA)
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| #7 3.8 Jaguar E Lightweight
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| #14 3.0 Ferrari 250 GTO
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| 1'30"80 1'30 "80
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| 1'31"40 1'31 "40
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Peter Lumsden (GB)
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| John Whitmore (GB)
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| Chris Kerison (GB)
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#5 3.8 Jaguar E Lightweight
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| #18 1.6 Lotus Elan 26R GT
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| #17 3.0 Ferrari GT SWB Drogo
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1'31"80 1'31 "80
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| 1'33"00 1'33 "00
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| 1'34"60 1'34 "60
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| Graham Warner (GB)
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| Frank Gardner (AU)
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| #19 1.6 Lotus Elan R26 GT
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| #20 1.6 Lotus Elan R26 GT
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| 1'35"60 1'35 "60
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| 1'37"80 1'37 "80
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Charles AC Hodgson (GB)
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| Clive Hunt (GB)
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| Philip H. Arnold (GB)
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#34 1.6 Lotus Elan 26R GT
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| #21 1.2 Lotus Elite Mk14
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| #25 2.0 Morgan Plus 4 SS
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1'38"00 1'38 "00
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| 1'39"80 1'39 "80
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| 1'40"00 1'40 "00
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| Richard Stoop (GB)
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| Andrew Hedges/Keith Greene
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| #29 1.6 Porsche 365B Abarth
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| #28 1.2 MG Midget
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| 1'40"20 1'40 "20
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| 1'40"60 1'40 "60
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Alan T. Foster (GB)
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| Bob Sugam/Johnson (GB)
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| Adrian Dence (GB)
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#27 1.2 MG Midget
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| #33 1.2 Lotus Elite Mk14
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| #26 2.0 Morgan Plus SS
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1'40"60 1'40 "60
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| 1'40"80 1'40 "80
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| 1'41"00 1'41 "00
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| Tom J. Threlfall
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| Mike Beckwith (GB)
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| #32 1.2 Lotus Elite Mk14
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| #22 1.2 Lotus Elite Mk14
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| 1'41"40 1'41 "40
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| 1'42"00 1'42 "00
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Kenneth McKenzie (GB)
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| John A. Derisley (GB)
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| Ray E. Meredith (GB)
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#31 1.2 Turner Sprint Ford
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| #23 1.2 Lotus Elite Mk14
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| #36 Morgan Plus 4 SS ( DNS )
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1'42"40 1'42 "40
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| 1'42"60 1'42 "60
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| 1'43"00 1'43 "00
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| Tommy Entwistle (GB)
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| Chris Lawrence (GB)
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| #30 1.2 TVR Grantura MG
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| #24 2.0 Morgan Plus 4 SS
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| 1'42"40 1'42 "40
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| 1'46"00 1'46 "00
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Roger Nathan Roger Nathan
#35 1.2 Lotus Elite Mk14 # 35 1,2 Lotus MK14 Elite
1'39"40 1'39 "40
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