O CARRO: Nada de melhor que algumas passagens do texto escrito pelo piloto/jornalista Pierre Dieudonné na revista Automobilles Classiques Nº76 Setembro 1996.
“Depois de ultrapassados os graves problemas financeiros a Porsche retornou à competição com um GT, a equipa encarregue dessa empresa foram Herbert Ampferer, o patrão da competição, Norbert Singer, o director do projecto e grande obreiro do palmarés da Porsche nos últimos 26 anos ( em 1996) … é verdade que os pneus permitidos pelo regulamento GT não são suficientemente largos para transmitir os 600ch ao solo…A relativa facilidade começa com o ligar do motor, que como todos os Porsches de competição que conduzi, faz-se simplesmente pela vulgar chave de contacto. … o 6 cilindros mantém a sua sonoridade habitual mas o refrigeração a água contribui para um nível acústico muito confortável para um carro de competição. … Com o motor central toda a traseira é directamente inspirada nos modelos 956/962C. Mas em relação a estes últimos logo se descobre que a condução do GT1 é sensivelmente mais confortável. … o comando clássico da alavanca de velocidades permite de engrenar facilmente as 6 velocidades em duplo H. … Também tradicional na Porsche a sincronização simplifica o uso da caixa, permitindo mudanças de caixa ultra-rápidas. … pode-se questionar a não utilização de uma caixa sequencial, mas a Porsche conhece o valor de certas escolhas. Norbert Singer explica-se: « Nós não podemos correr riscos na óptica de LeMans. …Nós queremos estar absolutamente certos que ela aguente as 24 horassem o menor problema. Face ao tandem McLaren-BMW, a experiência da Porsche em “endurance” e em LeMans permite colher os seus frutos» …. Contrariamente ao que alguns acusam de a Porsche adulterar o espírito do regulamento GT, o GT1 é uma nova evolução e sem dúvida a ultima do legendário 911….O Eng motorista dá-me a folha de tempos juntamente com os dados de telemetria, essa ingerência na intimidade do funcionamento da mecanica e humana, que coloca os pilotos em constante . Mas eu não precisei de a examinar: o largo sorriso de Norber Singer confirma que ele está satisfeito do comportamento do seu piloto de ocasião. Que automóvel ! Tanto belo como bom. ”
- E por aqui me fico, mas aconselho a lerem o excelente teste e a ver a belíssimas fotografias ( chassis 001, todo carbono ) no Automobille Classic Nº76 Setembro 1996.
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