ALFA ROMEO 155 V6 TI – Tamyia 1/24

MINHAS MINIATURAS – A Alfa Romeo no ano 1993 tomou um dos mais arriscados desafios da sua vasta carreira desportiva, desafiar o colosso Alemão no seu próprio terreno foi obra de mestre, para mais que o regulamento técnico do DTM foi redigido para favorecer os construtores alemães, mas com aquela característica muito latina de fazer as coisas,  uma parte de pragmatismo e muito de improviso, mas que quando dá certo dá mesmo certo e a Alfa, Chegou Viu e Venceu, tanto no aspecto desportivo como comercial, falava-se na altura que nunca se vendeu tanto Alfa na Alemanha como neste ano.

 

alfa155

E para que este sucesso fosse possível deve-se  ao excelente Alfa Romeo 155 V6 GTI, este carro de competição extraordinariamente evoluído tecnologicamente deriva do 155 GTA de quatro rodas motrizes com motor de 2 litros turbo com que ganhou o Campeonato de Superturismo Italiano no ano de 1992. O 155V6 TI foi equipado com o motor V6 de 2,5 litros que desenvolvia 420cv às 11.800 rpm.

alfa155a O motor era acoplado a uma transmissão às 4 rodas motrizes permanente e a repartição frente/traseira de 50/50 era automaticamente regulada consoante as condições da pista, da corrida e do desgaste dos pneus. A suspensão do tipo McPherson foi totalmente redesenhada, utilizando materiais de alta tecnologia ultra ligeiros e robustos.

 

alfa155b

Em relação à carroçaria que manteve um desenho muito semelhante ao carro comercial, regulamento oblige, sofreu bastantes retoques em termos aerodinâmicos e um emagrecimento com a utilização de fibra de carbono e kevlar. Apesar de tanta tecnologia os carros ainda não andam sozinhos, e como tal, foram escolhidos para os pilotar o N. Larini, A. Nannini na Alfa Corse, G. Francia e C. Danner, e escolheram muito bem, tendo o N. Larini ganho o campeonato com Danner em 4º, Francia em 7º e Nannini em 8º, uma grande época e como diz o ditado popular, ”meteram uma Alfa na Alemanha”, foi mesmo uma grande época.

 

sssss

Imagem 005

Resolvi não por qualquer tipo de decoração, uma versão de teste, tendo alterado os espelhos retrovisores e os escapes, que na versão de teste a saída era convencional e não apontada para cima como no de corrida. Esta miniatura que foi montada pelo meu filho há uns anos e estava com os decalques todos estalados, só decapei o carro e dei alguns retoques no interior. Futuramente vou retocar o meu, que sofre do mesmo mal dos decalques.

 

16_G V6 com a tampa das válvulas dourada mas também correram com tampa cor de alumínio ou preta.

 

4131920766_d09486ab08_b

0 comentários: