MINHAS MINIATURAS – A Alfa Romeo no ano 1993 tomou um dos mais arriscados desafios da sua vasta carreira desportiva, desafiar o colosso Alemão no seu próprio terreno foi obra de mestre, para mais que o regulamento técnico do DTM foi redigido para favorecer os construtores alemães, mas com aquela característica muito latina de fazer as coisas, uma parte de pragmatismo e muito de improviso, mas que quando dá certo dá mesmo certo e a Alfa, Chegou Viu e Venceu, tanto no aspecto desportivo como comercial, falava-se na altura que nunca se vendeu tanto Alfa na Alemanha como neste ano.
E para que este sucesso fosse possível deve-se ao excelente Alfa Romeo 155 V6 GTI, este carro de competição extraordinariamente evoluído tecnologicamente deriva do 155 GTA de quatro rodas motrizes com motor de 2 litros turbo com que ganhou o Campeonato de Superturismo Italiano no ano de 1992. O 155V6 TI foi equipado com o motor V6 de 2,5 litros que desenvolvia 420cv às 11.800 rpm.
O motor era acoplado a uma transmissão às 4 rodas motrizes permanente e a repartição frente/traseira de 50/50 era automaticamente regulada consoante as condições da pista, da corrida e do desgaste dos pneus. A suspensão do tipo McPherson foi totalmente redesenhada, utilizando materiais de alta tecnologia ultra ligeiros e robustos.
Em relação à carroçaria que manteve um desenho muito semelhante ao carro comercial, regulamento oblige, sofreu bastantes retoques em termos aerodinâmicos e um emagrecimento com a utilização de fibra de carbono e kevlar. Apesar de tanta tecnologia os carros ainda não andam sozinhos, e como tal, foram escolhidos para os pilotar o N. Larini, A. Nannini na Alfa Corse, G. Francia e C. Danner, e escolheram muito bem, tendo o N. Larini ganho o campeonato com Danner em 4º, Francia em 7º e Nannini em 8º, uma grande época e como diz o ditado popular, ”meteram uma Alfa na Alemanha”, foi mesmo uma grande época.
Resolvi não por qualquer tipo de decoração, uma versão de teste, tendo alterado os espelhos retrovisores e os escapes, que na versão de teste a saída era convencional e não apontada para cima como no de corrida. Esta miniatura que foi montada pelo meu filho há uns anos e estava com os decalques todos estalados, só decapei o carro e dei alguns retoques no interior. Futuramente vou retocar o meu, que sofre do mesmo mal dos decalques.
V6 com a tampa das válvulas dourada mas também correram com tampa cor de alumínio ou preta.
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