Primeiro motor de GP com comando desmodrômico de válvulas

CURIOSIDADES – O primeiro carro de Grande Prémio com motor equipado com um comando desmodrômico das válvulas foi o 4 cilindros, 4,5 litros que equipava o Delage de 1914, mas esta tecnologia só veio a dar os seus frutos, vitórias, em 1954 quando foi utilizada no fantástico motor do Mercedes-Benz W196 .

O trio de Delage, com Duray (35), Guyot (23) e Bablot (9).
Bablot10
O Mercedes-Benz W196pbbch09
  Comando desmodrômico de válvulas

A palavra desmodrômico é derivada de “desmo” , controlado, ligado,  e “dromo”, caminho, curso.
Este é um sistema que utiliza dois balancins por válvula, um abre e outro fecha a referida válvula, isto em substituição da mola, que devido ao aumento das rotações  dos motores da época e há tecnologia da altura não permitia a mais perfeita sincronização do cruzamento de válvulas, altura em que as duas válvulas estão abertas para permitir uma melhor homogeneização da mistura de combustível, importantíssimo para o aumento de potencia e melhor desempenho do motor. Nos anos 80 os motores Renault F1, foram equipados com um comando de válvulas pneumático que  é de certa maneira uma evolução desta tecnologia.

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