Lancia D24 – Brumm 1/43 (1ª Parte)

MINHAS MINIATURAS – Este é um daqueles carros que tem tudo para dar uma bela miniatura, um desenho magnifico de Pininfarina, venceu as principais corridas na sua época e foi pilotado por pilotos míticos como Fangio, Taruffi, Bonetto, etc, mas como acontece frequentemente com a Brumm nada saiu correcto, as dimensões estão erradas, faltam as entradas de ar no guarda-lamas direito, (como se pode ver nas fotos do verdadeiro) o interior é ridículo, mas paciência, a vida nem sempre é perfeita e este é um carro que tem de fazer parte em qualquer colecção de um “Lancista”.

Lancia B24~4 Lancia D24 – Volta Sicília – 1º  Piero Taruffi
 Lancia B24~1
 Lancia B24~2


Lancia-D24_Spider_Sport_1953_800x600_wallpaper_02

Lancia D 24 – IV Carrera Panamérica – 1º J. M. Fangio
  Lancia B24~3
Lancia B24~5
 d24bO CARRO : O D24 é uma nítida evolução do D23, carro que já tinha demonstrando  um enorme potencial e que se manteve operacional durante a época de 1953. Do ponto de vista estético Pininfarina refinou o o carro tornando-o bastante mais agradável e mais compacto. A distancia entre eixos passou de 260 para 240cm.
Em relação à motorização manteve o 6 cilindros em V mas com 3.284cc em vez de 3.000cc do D23, a potencia passou para uns 240/245 ás 6.200 r.p.m. , calculando os engenheiros que ás 6500 poderia debitar 265cv. A transmissão foi alterada, passando a caixa de velocidades ( ZF autoblocante) a ser acoplada à ponte traseira, permitindo uma melhor repartição de pesos e aumentando muito a tracção, segundo os pilotos. Em relação ao peso o ganho em relação ao D23 foi de 60Kg, pelo que há partida para a sua primeira corrida, os 1000Km de Nurburgring o D24 acusava na balança 1050Kg. E eis o resumo de um grande carro de competição.

Principal Palmarés do Lancia D 24
20 de Abril  1953 – Mille Miglia – 3º -  Felice Bonetto
10 de Maio  1953 – Palermo-Montepellegrino – 1º U. Maglioli
14 de Maio  1953 – Targa Florio – 1º U. Maglioli
29 de Junho 1953 – GP de Monza – 2º F. Bonetto
12 de Julho  1953 – Coppa d`oro Dolomiti – 2º P. Taruffi
26 de Julho  1953 – GP de Lisboa  – 1º F. Bonetto
4   de Setem.1953 – Pontedecimo-Giovi – 1º E. Castellotti
20 de Setem.1953 – Catania-Etna - 1º E. Castellotti
27 de Setem.1953 – Bologna-Raticosa – 1º F. Bonetto
19-23 Nov  1953 – Carrera Panamerica - 1º J. M. Fangio, 2º P. Taruffi, 3º E. Castellotti
7   de Março 1954 – 12H de Sebring – 2º Valenzano / Rubirosa
4   de Abril   1954 – Volta Sicilia – 1º P. Taruffi
2   de Maio   1954 – Mille Miglia – 1º A. Ascari
30 de Maio   1954 – 38ª Targa Florio – 1º P. Taruffi
27 de Junho 1954 - GP do Porto   - 1º Gigi Villoresi
4   de Junho  1954 – Bolzano-Mendola – 1º E. Castellotti
25 de Junho  1954 – Bolzano-Mendola – 1º E. Castellotti
25 de Junho  1954 - Aosta-Gran S. Bernardo – 1º E. Castellotti
11 de Setem. 1954 – Tourist Trophy – 2º J. M. Fangio/P. Taruffi
19 de Setem. 1954 – Bologna- Raticosa - 1º J. M. Fangio/P. Taruffi
19 de Setem. 1954 – Catania-Etna – 1º P. Taruffi

Fontes:
Classic Sport Cars de Cyril Posthumus
Editions special L`Automobile de Chistian Moity
Auto modelisme Nº11
e arquivo pessoal

Lancia D23
Lancia-D23-Sport-Pinin-Farina-Spyder_1 Lancia D25
Lancia-D25-Sport-Pinin-Farina-Spyder_1 O D25 nunca chegou a competir devido ao empenhamento da Lancia nos Grande Prémios com o D50


2ª Parte – IV Carrera Panamérica 1953

0 comentários: