Lancia D 24 – IV Carrera Panamérica – 1º J. M. Fangio
O CARRO : O D24 é uma nítida evolução do D23, carro que já tinha demonstrando um enorme potencial e que se manteve operacional durante a época de 1953. Do ponto de vista estético Pininfarina refinou o o carro tornando-o bastante mais agradável e mais compacto. A distancia entre eixos passou de 260 para 240cm.
Em relação à motorização manteve o 6 cilindros em V mas com 3.284cc em vez de 3.000cc do D23, a potencia passou para uns 240/245 ás 6.200 r.p.m. , calculando os engenheiros que ás 6500 poderia debitar 265cv. A transmissão foi alterada, passando a caixa de velocidades ( ZF autoblocante) a ser acoplada à ponte traseira, permitindo uma melhor repartição de pesos e aumentando muito a tracção, segundo os pilotos. Em relação ao peso o ganho em relação ao D23 foi de 60Kg, pelo que há partida para a sua primeira corrida, os 1000Km de Nurburgring o D24 acusava na balança 1050Kg. E eis o resumo de um grande carro de competição.
Principal Palmarés do Lancia D 24
20 de Abril 1953 – Mille Miglia – 3º - Felice Bonetto10 de Maio 1953 – Palermo-Montepellegrino – 1º U. Maglioli
14 de Maio 1953 – Targa Florio – 1º U. Maglioli
29 de Junho 1953 – GP de Monza – 2º F. Bonetto
12 de Julho 1953 – Coppa d`oro Dolomiti – 2º P. Taruffi
26 de Julho 1953 – GP de Lisboa – 1º F. Bonetto
4 de Setem.1953 – Pontedecimo-Giovi – 1º E. Castellotti
20 de Setem.1953 – Catania-Etna - 1º E. Castellotti
27 de Setem.1953 – Bologna-Raticosa – 1º F. Bonetto
19-23 Nov 1953 – Carrera Panamerica - 1º J. M. Fangio, 2º P. Taruffi, 3º E. Castellotti
7 de Março 1954 – 12H de Sebring – 2º Valenzano / Rubirosa
4 de Abril 1954 – Volta Sicilia – 1º P. Taruffi
2 de Maio 1954 – Mille Miglia – 1º A. Ascari
30 de Maio 1954 – 38ª Targa Florio – 1º P. Taruffi
27 de Junho 1954 - GP do Porto - 1º Gigi Villoresi
4 de Junho 1954 – Bolzano-Mendola – 1º E. Castellotti
25 de Junho 1954 – Bolzano-Mendola – 1º E. Castellotti
25 de Junho 1954 - Aosta-Gran S. Bernardo – 1º E. Castellotti
11 de Setem. 1954 – Tourist Trophy – 2º J. M. Fangio/P. Taruffi
19 de Setem. 1954 – Bologna- Raticosa - 1º J. M. Fangio/P. Taruffi
19 de Setem. 1954 – Catania-Etna – 1º P. Taruffi
Fontes:
Classic Sport Cars de Cyril Posthumus
Editions special L`Automobile de Chistian Moity
Auto modelisme Nº11
e arquivo pessoal
Lancia D23
2ª Parte – IV Carrera Panamérica 1953
0 comentários:
Enviar um comentário