NOVIDADES – MODELISMO - Apesar de o Lotus 76 já estar no mercado há algum tempo ainda não tinha aqui falado dele. As miniaturas da MFH tem preços bastante elevados, por volta dos 250€, chegado mesmo aos 300€, conforme o nível de pormenor e dos mafiosos “royalties”, mas são verdadeiras maravilhas e este Lotus 76 é bem o exemplo disso mesmo conforme se pode ver pelas fotografias, o carro em si tem interesse, pois para além de ter sido conduzido por dois dos melhores pilotos de sempre, Ronnie Peterson e Jaky Ickx foi também, a nível técnico muito evoluído para a sua época, possivelmente até de mais, desenhado por Colin Chapman, Tony Rudd e Ralph Bellamy o 76 pretendia substituir o quase insubstituível Lotus 72, mantendo deste o desenho em cunha e os travões “in-board” , imagem de marca da Lotus na época, mas a sua verdadeira inovação era a introdução da embraiagem electrónica na F1, embraiagem que era accionada por um botão no comando da caixa de velocidades, a ideia não era completamente original, pois já a Chaparral a tinha utilizado nos seus carros, mas esta ainda bastante mais evoluída, pois também podia ser accionada pelo pedal e dispondo os pilotos de um quarto pedal para só utilizar no arranque, um verdadeiro imbróglio tecnológico. O projecto foi bastante complicado de desenvolver e todas as despesas ficaram a cargo da John Players Special pelo que foi dado ao carro o nome de JPS MK1. A temporada foi das piores da Lotus que apesar das credenciais dos seus pilotos nunca conseguiram resultados, juntando aos males de embraiagem um defeito estrutural na junção chassis/motor que se tornou irreparável tendo mesmo sido chamado ao serviço o eterno Lotus 72 para fazer a sua 5ª época, e como diz o ditado popular em Portugal “velhos são os trapos” ainda conseguiu 3 vitórias na época de 1974 e continuando ao serviço em 1975, a sua sexta época, mas isso já é outra estória…
0 comentários:
Enviar um comentário