Primeiro carro de Grande–Prémio com motor traseiro

CURIOSIDADES – O primeiro carro de GP com motor, caixa de velocidades e diferencial traseiro foi o Benz Tropfenwagen de 1923, desenhado pelo Austríaco  Edmund Rumpler, com um motor de 2L DOHC e quatro válvulas por cilindro era demasiado fraco para os sobrealimentados Fiat, mas pesando somente 750Kg conseguiu alguns resultados de relevo como o de sua estreia no GP de Monza 1923, que se classificou em 4º lugar conduzido por Nando Minoia, posteriormente o Benz teve algum sucesso em provas de Rampa muito em voga na época.

É curiosa a aversão dos construtores de carros de GP a esta tecnologia, pois mesmo Enzo Ferrari era bastante relutante chagando mesmo a dizer “ Que nunca tinha visto uma carroça em que os animais iam a trás “

 

1923-benz-tropfenwagen-2-litre-6-cyl Edmund Rumpler em 1921 tinha lançado o citadino Rumpler Trofenwagen, carro com pouco sucesso, o mercado Alemão saído de uma guerra mundial não estava muito apreciador de projectos demasiado inovadores.

 

Rumpler_Tropfenwagen

0 comentários: