MINHAS MINIATURAS – E lá voltei eu ao meu baú para vos mostrar o Ferrari 312 T3 de 1978 e que foi conduzido pelo C. Reutemann e G. Villeneuve. A miniatura precisa mesmo de um tratamento, principalmente ao nível dos decalques e da colocação de cintos de segurança. O T3 foi o carro com que a Ferrari abordou a temporada de 1978 e com que pretendia renovar o Titulo de Mundial de Pilotos, mesmo se Niki Lauda, Campeão em 1977, tinha batido com a porta à Ferrari, bateu e bateu com barulho, mas a Scuderia tinha promovido o muito regular Reutemann a primeiro piloto e recrutado o menino prodígio G. Villeneuve e tendo conseguido no plano técnico que os seus carros fossem equipado com os Michellin radiais, até aí em exclusivo para a Renault F1, de facto a Ferrari estava muito forte e demonstrou-o durante o campeonato tendo alcançado 4 vitórias por Reutemannn e 1 por Villeneuve ( G.P. Canadá sua primeira vitória na F1), mas para desgraça dos Tiffosi a Lotus esteve brilhante e com os seus lindíssimos e eficientes 79 pilotados por M. Andretti e R. Petterson, (falecido no GP de Monza e substituído por Jean Pierre Jarier, mais conhecido por “pé de chumbo” tal a sua aversão a levantar o pé do acelerador), conseguido os dois primeiros lugares no Campeonato de Pilotos tendo deixado o terceiro para Reutemannn e tendo ganho também o Campeonato de Construtores ficando o segundo lugar para a Ferrari. Foi um grande Campeonato com um digno Vencedor e um digno Vencido numa época que impressiona pelo número de pilotos que alinharam ou não se classificaram para alinhar, nada menos que 47 pilotos, isto numa época em que ser segundo classificado ainda não era crime, belos tempos….
E para que não se diga que só o G: Villeneuve voava,
a foto de C. Reutemann no GP de Espanha disputado no circuito de Jarama.
Fotografia retirada do blogue F1 NOSTALGIA
3 comentários:
Linda mini, el Lolle também voava, um grande piloto com a carreira cheia de incertezas...
Abs
Obrigado Rui pela tua visita, era de facto um piloto muito bom e muito regular, ao que me lembro quando esteve na Lotus bateu o recorde de terminar corridas nos pontos, mas segundo dizem tinha um mau feitio...(não sei se eram as más línguas que diziam)
Abraço
Domingos
Agora estou sempre por aqui Domingos.
Assisti a várias corridas dele, era um piloto rápido, um de seus problemas já naquela época eram as ultrapassagens.
Creio que a herança do Chueco - Fangio - tenha pesado um pouco em sua carreira.
Um abraço
Enviar um comentário