Através de algumas imagens vou tentar fazer um tutorial que vos seja útil.
1º- A lapiseira, que neste caso é um 0,5mm mas pode ser utilizada as medidas que desejarem.
2ª – Depois da lapiseira desmanchada tive que arranjar um arame da mesma medida ( 0,5 ), ainda tentei usar o arame como se usa a mina de grafite para extrair os rebites que ficam no bico, mas não deu, a pressão não era suficiente, sendo assim tive que fixar o arame ao suporte móvel interior, pode ser soldado, mas eu colei com uma pequenas gotas de super-cola e dá perfeitamente. Tem que se ter algum cuidado para que o arame quando se carrega no botão de extracção das minas não ultrapasse a ponteira da lapiseira.
3º – Depois da anterior fase estar concluída e seca a cola, à que tratar da ponta da lapiseira, eu com uma lima de relojoeiro rectifiquei o interior com muito cuidado e no exterior biselei com lixa 1000 tendo de seguida dado o acabamento com polimento próprio para metal, isto tudo para que seja mais preciso o corte do plástico como se pode ver nas figuras seguintes.
4ª – E aí está a máquina de fabrico de rebites pronta. Como se pode ver nas fotografias seguintes utilizei o plástico da tampa da manteiga açoreana Loreto, que para além de ser uma excelente manteiga o plástico é de espessura fina e de boa qualidade, quero eu dizer mata-se dois coelhos de uma só cajadada…rsrs, mas como é óbvio pode utilizar outros plásticos e outras espessuras. Aconselho a utilizar um cartão duro por baixo do plástico porque o corte fica bastante melhor.
5º – E eis os rebites prontos a utilizar. Neste caso só faço um de cada vez já que as tentativas de fazer dois ou três ao mesmo tempo não ficaram bem.
0 comentários:
Enviar um comentário