AUTOMOBILISMO – John Tojeiro, apelidado de “Toj” nasceu em 3 de Dezembro de 1923 no Estoril, Portugal, filho de pai português e mãe inglesa cedo vai viver para Inglaterra devido ao falecimento do pai, ingressa na Fleet Air Arm durante a Segunda Guerra Mundial como engenheiro e posteriormente destaca-se como construtor de carros de competição em complemento da sua oficina de reparação e pintura auto, tendo tido um assinalável sucesso na sua carreira, dos quais se destaca o Tojeiro Bristol e o Tojeiro Jaguar D. Se o seu virtuosismo como construtor sempre foi reconhecido ele nunca conseguiu capitalizar o seu sucesso, pouco lucrou com a sua ligação à AC ou com a mítica Ecurie Ecosse, talvez por isso tenha falecido num relativo anonimato no dia 16 de Março de 2005 em Cambridge.
TOJEIRO BRISTOL
Em 1952 Jonh Tojeiro foi contratado por Cliff Davies para desenhar um carro de competição bastante leve, chassis tubular e equipado com o motor Bristol de 2 litros, motor que seria colocado numa posição bastante recuada para um equilíbrio ideal do carro, característica que se manteve em todos os Ac, mesmo nos potentes AC Cobra.
O Tojeiro Bristol esteticamente era inspirado no Ferrari 166MM, foi construído em Hammersmith por Gray e Panelcraft Rico e foi licenciado como LOY500 Tojeiro-Bristol. Cliff Davies teve uma temporada de sucesso durante o ano 1953 e logo Ernie Bailey encomenda um carro similar a Tojeiro mas equipado com o motor Francis Lea, mais potente que o Bristol. Possivelmente terá sido E. Bailey que faz ingressar Tojeiro na AC e cujo presidente Charles Hurlock dá ordem para colocar o carro em produção, entretanto E. Bailey compra a Ac e começa a produção do AC “ACE” , a apresentação deu-se no London Motor Show de 1953, tendo sido calorosamente acolhido com a venda de 147 viaturas. O carro era esteticamente ainda uma cópia do 160MM, para pior, e só em 1954 com o redesign de Alan Turner ganha as formas que o viriam a tornar no mítico AC e AC Cobra.
Tojeiro Bristol
Fotografias retiradas do site
2ª parte: Tojeiro Jaguar D
2 comentários:
Muito bom!
Desconhecia por completo esta história...
Vou ficar à espera da continuação.
Abraço
José
Caro José
Agradeço as tuas palavras e amanhã coloco o post, o Tojeiro Jaguar é para mim o mais bonito dos D.
Um abraço
Domingos
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