John Tojeiro – O Luso/Britânico Talentoso engenheiro e pai da AC (1ª parte)

AUTOMOBILISMO – John Tojeiro, apelidado de “Toj” nasceu em 3 de Dezembro de 1923 no Estoril, Portugal, filho de pai português e mãe inglesa cedo vai viver para Inglaterra devido ao falecimento do pai, ingressa na Fleet Air Arm durante a Segunda Guerra Mundial como engenheiro e posteriormente destaca-se como construtor de carros de competição em complemento da sua oficina de reparação e pintura auto, tendo tido um assinalável sucesso na sua carreira, dos quais se destaca o Tojeiro Bristol e o Tojeiro Jaguar D. Se o seu virtuosismo como construtor sempre foi reconhecido ele nunca conseguiu capitalizar o seu sucesso, pouco lucrou com a sua ligação à AC ou com a mítica Ecurie Ecosse, talvez por isso tenha falecido num relativo anonimato no dia 16 de Março de 2005 em Cambridge.

 

tojeiro_yelo

TOJEIRO BRISTOL

Em 1952 Jonh Tojeiro  foi contratado por Cliff Davies para desenhar  um carro de competição bastante leve, chassis tubular e equipado com o motor Bristol de 2 litros, motor que seria colocado numa posição bastante recuada para um equilíbrio ideal do carro, característica que se manteve em todos os Ac, mesmo nos potentes AC Cobra.

O Tojeiro Bristol esteticamente era inspirado no Ferrari 166MM, foi construído em Hammersmith por Gray e Panelcraft Rico e foi licenciado como LOY500 Tojeiro-Bristol. Cliff Davies teve uma temporada de sucesso durante o ano 1953 e logo Ernie Bailey encomenda um carro similar a Tojeiro mas equipado com o motor Francis Lea, mais potente que o Bristol. Possivelmente terá sido E. Bailey que faz ingressar  Tojeiro na AC e cujo presidente Charles Hurlock dá ordem para colocar o carro em produção, entretanto E. Bailey compra a Ac  e começa a produção do AC “ACE” , a apresentação deu-se no London Motor Show de 1953, tendo sido calorosamente acolhido com a venda de 147 viaturas. O carro era esteticamente ainda uma cópia do 160MM, para pior, e só em 1954 com o redesign de Alan Turner ganha as formas que o viriam a tornar no mítico AC e AC Cobra.

 

1953Barchetta

1952TojBristol 53ACAce

Tojeiro Bristol

 

Tojeiro-Bristol-Special_5

Tojeiro-Bristol-Special_1

Fotografias retiradas do site

Ultimate Car Page

 

2ª parte: Tojeiro Jaguar D

2 comentários:

José António disse...

Muito bom!
Desconhecia por completo esta história...
Vou ficar à espera da continuação.

Abraço
José

Domingos disse...

Caro José
Agradeço as tuas palavras e amanhã coloco o post, o Tojeiro Jaguar é para mim o mais bonito dos D.
Um abraço
Domingos