Lotus 107B – Pedro Lamy – Tamiya 1/20

MINHAS MINIATURAS – Futuros projectos – Esta é uma miniatura que escolhi para apresentar futuramente aqui no blogue numa rubrica a que chamarei “ Passo a passo” e que relatarei algumas técnicas por mim utilizadas numa descrição mais detalhada.  O Lotus 107b com que Pedro Lamy alinhou na F1 no ano 1993 quando foi chamado para substituir A. Zanardi depois deste ter tido um violento acidente, para todos os portugueses as expectativas eram enormes e se Pedro Lamy é o melhor piloto português de sempre mas a sua aventura na F1não foi a mais desejada tanto para ele como para todos os seus fans em que eu me incluo. Nunca li uma verdadeira análise sobre esta fase da carreira de P. Lamy (sem fanatismos patrioteiros tão em voga neste País), uma análise tanto na primeira pessoa como de algum jornalista português com poder de independência e de conhecimento (se o houver). Aguardemos.

LOTUS 107B

Durante a época de 1982 a Lotus chefiada por Peter Collins conseguiu alguns resultados interessantes graças ao modelo 107, uma aerodinâmica excelente  graças ao talento de Chris Murphy fez com que o 107 fosse considerado um dos F1 do ano e tendo conseguido o quinto lugar no Campeonato de Construtores. Para a época de 1993 a Lotus apresenta o Lotus 107B e se as grandes alterações aerodinâmicas foram no difusor e no aileron traseiro, já em relação à motorização o Ford HB V8 igual (?) ao do campeão Benetton, mas a grande novidade era a suspensão activa comandada por computador, e foi talvez este o maior problema do 107b, não por o sistema ser mau mas devido à falta de desenvolvimento durante a época por motivos orçamentais, vulgarmente conhecido por falta de dinheiro, mas mesmo assim o 107b conseguiu alguns resultados interessantes através do simpático  J. Herbert, três quartos e um quinto lugar.

MINIATURA

É uma miniatura com as características da Tamiya, muito bem detalhada e com excelentes pormenores e não prevejo nenhum problema mas sim alguma dificuldades na decoração. Agradecia se algum dos leitores do blogue souber de algumas fotografias de pormenor que me indicassem. O meu obrigado.

Lotus 107b Lotus 107b1 Lotus 107b2 Lotus 107b3 Lotus 107b4 LOtus 107b5 Lotus 107b6 Lamy_1993_Italy_01_PHC

4 comentários:

Marco disse...

Um dos últimos Lotus, já na fase decadente da equipa, mas que eu até gostava, apesar disso. Uma miniatura que também gostava de montar, a versão do Lamy claro, o problema é encontrar decalques para isso!

Domingos disse...

Marco
É de facto na fase decadente, mas Lotus é Lotus. Quanto aos decalques possivelmente vão ter que ser made in casa, ainda estou a recolher informação e depois coloco aqui no blogue novidades.
Abraço
Domingos

RM Style disse...

Não sou rande apreciador de carros F1 mas trata-se do Lamy.
Boa sorte com a réplica.

Um abraço
Rui Marinho

Domingos disse...

Rui
Eu costumo dizer que com rodas e um motor a combustão gosto de tudo, e se não tiver rodas que tenha asas que também gosto. Mas como é um Lotus e do Lamy vou tentar montar o melhor que sei.
Abraço
Domingos