Tyrrell P34 – Tamiya 1/12 – R. Peterson G.P. Mónaco 1977 – 1ª Parte

MINHAS MINIATURAS – Novo projecto, nova recuperação, nova transformação, três em um e a miniatura é o Tyrrell P34 na escala 1/12 da Tamiya, este foi uma miniatura que montei já faz muito tempo, tenho a ideia que foi o meu primeiro na escala 1/12 e como se pode ver pelas fotografias está bastante maltratado, a cor está incorrecta, os decalques amarelados e a pintura um bocado irregular, ainda foi na era do pintar a pincel com tintas da Humbrol. O P 34 é dos carros de F1 que eu mais gosto e que demonstra uma das características que eu mais apreciava na F1 de outros tempos, a diversidade dos projectos, a capacidade de fazer diferente na procura da vitória, nem sempre conseguida, foi sem dúvida épocas em que nós nunca imaginávamos o carro que se seguia, todos os anos havia novidades e que novidades, cada construtor procurava com a criatividade dos seus engenheiros novos caminhos para o êxito, foram épocas de grande originalidade não só na F1 como em todas a vertentes artísticas e criativas, o mundo não era para enfadonhos nem para politicamente correctos. Deixando-me de filosofias e voltando ao Tyrrell, este era um projecto que eu já tinha em mente faz bastante tempo, o de transformar o P34 de 1976 no que alinhou no GP do Mónaco de 1977 pilotado por R. Peterson (grande piloto), mas só agora começo porque demorei a recolher documentação já que os carros tem algumas diferenças além da decoração as quais vou tentar demonstrar o melhor possível nas várias etapas. Espero que gostem.
11324361 
A miniatura
Tyrrell P34
Tyrrell P34-1
Tyrrell P34-2
Decalques da Indycals.net
decalque
Primeira parte
Comecei por separar o motor, rodas e mais algumas peças, é um pouco complicado porque maioria delas têm que se partir nos pontos de colagem o que eu quero evitar e portanto separei só as que acho mesmo obrigatório. Retirei os decalques com lixívia porque não vou decapar a pintura e comecei por cortar o depósito de óleo (1) que fica entre o chassis e o motor já que no carro de 1978 tem outro desenho.
Imagem
1- Local do depósito
O depósito ficará como o desenho documenta
Snap-2011-07-08-13-09-22
Segunda parte
Correcção dos espelhos retrovisores, esta variante que se vê na foto em baixo é do carro com que Peterson alinhou na corrida já que tanto o Depailler como o Peterson nos  treinos utilizaram o esquema normal.
 11324361
Tyrrell P34-4
Tyrrell P34-3
1- Tapei a entrada de ar com betume
2- Corte dos antigos retrovisores
3- Barra provisória para poder manipular sem descolar as duas peças da carenagem (importante porque é bastante frágil)
Próximo episódio
Fabrico de novo arco de protecção e retoques no motor
Tyrrell P34-6

4 comentários:

Rui Amaral Jr disse...

Aguardo.
Um grande trabalho sem duvida.

José António disse...

Boa noite.
Isto é que um verdadeiro trabalho de artista; já me faz lembrar o restauro de um clássico à escala real.
Tenho que lhe dar os parabéns pela precisão e pela dedicação no cuidado com o kit. Vou ficar à espera dos próximos capitulos.
Muito bom!

Grande abraço
José

Domingos disse...

Rui, vamos lá a ver se não deixo a meio este projecto, como tanta coisa na minha vida...eheh

José António, obrigado pela tua visita e como eu disse ao Rui vamos lá ver se...mas estou a fazer com que leve o Tyrrell de "pio a pavio".

Abraço

Juanh disse...

Este P34 va a quedar hermoso; la escala 1/12 permite hacer miniaturas casi reales.
Abrazos!