Sir Gerald Wingrove – O Mestre

MODELISTAS DE REFERÊNCIA – No segundo post deste tema não podia deixar de mostrar o trabalho de Sir Gerald Wingrove e é muito complicado quem deveria por em primeiro, ou segundo, ou terceiro,… o nível destes modelistas é de tal maneira brilhante que é impossível estabelecer uma hierarquia e quem sou eu para a estabelecer, mas tinha que o fazer e se optei pelo Manuel Olivé Sans em primeiro foi somente pelos modelos escolhidos que cada um reproduz, eu identifico-me mais com o Maseratti Birdcage ou o Aston Martin DBR2 do que com os Dusenberg ou os Bugatti e não por qualquer apreciação sobre as qualidades técnicas, essas deixo à consideração de cada um e espero que desfrutem.
Gerald Wingrove trabalhou 17 anos numa empresa de engenharia como torneiro mecânico. Não vendo futuro na profissão, ele decidiu tornar o seu hobby como modelista no seu trabalho a tempo inteiro e passou a trabalhar como designer freelance e patternmaker para as empresas de cinema, TV, jóias e brinquedos. Ele fez trabalhos para empresas como Meccano (Dinky Toys), Playcraft Mettoy (Corgi Toys) e outras. Em 1967 ele recebeu uma proposta de Lord Montagu de Bealieu para construir uma série de modelos em escala bem detalhada para o National Motor Museum em Beaulieu no sul da Inglaterra. Como ele guardou as fotografias e dados sobre os carros que ele estava a construir, ele também se interessou por outros aspectos da construção como o transporte que remonta muito antes do automóvel. Ele também tem vindo a documentar o fascinante mundo da carruagem. A "Coleção Wingrove" agora representa um registo completo e único de quase 400 anos de arte e artesanato da "carrosssier", no desenvolvimento do transporte personalizado de rodas. Com uma base de mais de 10.000 fotografias de detalhes que cobrem mais de 200 veículos é o maior acervo pessoal na net.  Ele agora faz planos à escala dos modelos que construiu para que outros possam modelar esses carros com minúcia e detalhes. Suas fotos e  planos também têm sido usados ​​por restauradores dos automóveis de tamanho grande.
Gerald Wingrove foi homenageado pelo seu trabalho como Engenheiro de Modelo. Em Julho de 2000, o Sr. Wingrove recebeu a honra de Membro da Ordem do Império Britânico (MBE). Ele recebeu a sua condecoração das mãos de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II no State Ballroom, Palácio de Buckingham.
Spid-02
Spid-04
412014-A
O vídeo
O álbum (320 fotografias)

Livros

Links
Home Page G. Windgrove
Making complex shapes

2 comentários:

Rui Amaral Jr disse...

Como vc prefiro a Birdcage e Ferrari, mas note a bateria, o volante do motor, o eixo cardã e etc deste carro que aparece no incio do video.
Sensacional!!!
Agora vou ver o video, senão escrevo demais!

Abs

Domingos disse...

Rui
A este nível é complicado dizer qual é o melhor, são dois artistas fantásticos.
Abraço
Domingos