Alfa Romeo “Alfetta” 158/159 – Revival 1/20 - 1ª parte

MINHAS MINIATURAS - Os Alfettas Grand Prix venceram 37 corridas e dois campeonatos do Mundo com Farina e Fangio, esta é uma miniatura que deve fazer parte de qualquer colecção sobre fórmula 1.

Alfetta
A MINIATURA: Os kits da Revival não são muito conhecidos mas são excelentes, com várias peças em metal e plástico, este não tem as rodas em metal, não sei porque, mas já vi as jantes em metal e ficam lindíssimas é um kit que recomendo. A carroçaria tem as proporções muito bem conseguidas o que dá uma idéia muito boa do verdadeiro e a parte mecânica é muito correcta, em conclusão uma miniatura muito realista.

Alfetta1  Alfetta2

Alfetta3

O CARRO : Para contar a história do Alfetta, e apesar de os seus maiores sucessos serem posteriores à Grande Guerra, temos que retornar ao ano de 1937, quando a Alfa Romeo vê-se incapaz de bater a armada Mercedes e Auto-Union e o seu enorme orçamento sustentado pelo governo Nazi  decide emprestar o seu projetista Gioacchino Colombo à escuderia Ferrari para que projete um carro para a classe “voiturette” na altura disputada principalmente pelos E.R.A e Maseratti. Colombo que trabalhara 13 anos com Vittorio Jano manteve toda a argúcia mecânica do seu mestre e desenhou um dos melhores Alfas de competição de todos os tempos.
Colombo que era um motorista por excelência, os motores da Ferrari são um bom exemplo disso, deu muito cuidado à motorização tendo concebido um motor baseado no Delage 1926/2 com 1500cc, oito cilindro em linha, todo com rolamentos (não era comum na altura), dupla árvore de cames à cabeça , compressor Roots e grande utilização de ligas leves, uma verdadeira jóia mecânica. No seu primeiro teste de bancada acusou 180cv ás 7000rpm, tendo evoluído até aos 190cv ás 7000rpm para a primeira prova. O diâmetro e o curso eram de 58mmx70mm (1479cc), duas válvulas por cilindro inclinadas a 100graus e as válvulas de escape tinham as astes refrigeradas a sódio. A cambota de aço-cromo pesava somente 10,8Kg e o peso total do motor era apenas de 164,6Kg, um feito extraordinário para a época.
Domingo, 7 de Agosto de 1938, Livorno a Copa Ciano, com uma corrida de GP de 232Km e uma de 145Km para as voiturettes, nesta, estréiam-se três novas Alfettas. Muito bonitas cor vermelha com jantes prateadas as Alfettas derrotam a concorrência e ganham com dobradinha. O vencedor, Emilio Villoresi, faz a média de 133,1Km/h. Em Pescara desiste com problemas na velas e ganha em Monza com nova dobradinha.
Devido á alteração regulamentar imposta pela Comissão Desportiva de baixar a cilindrada para os 1500cc nos GPs a Alfa ganha novo ânimo e com os problemas das velas e da lubrificação resolvidos, um novo sistema de escape e uma potência elevada para 240 cv está preparada para os novos desafios.
A primeira corrida dos Alfettas em GP, Grande Prémio de Trípoli na Líbia foi um verdadeiro desastre, a Mercedes com todo o seu poderio técnico e um orçamento a condizer, constrói em menos de seis meses um carro com um pequeno 1500cc V8 com compressor. Eles também vão a Tripoli, GP extra Campeonato mas com enorme prestigio e excelentes prémios monetários. Os Mercedes são simplesmente arrasadores, 1º e 2º com o Alfetta em 3º mas a 4 minutos, um vexame. De volta para a Fábrica em Portello, limpas as lágrimas corrigem o sistema de arrefecimento, aperfeiçoam a lubrificação e surge então a carroçaria definitiva do Alfa Tipo 158, se perdeu algo no ponto de vista estético ganhou na sua eficiência e em poucos meses conquistam 3 vitórias, Livorno, Pescara e Berna. A esperada vingança em Tripoli não acontecerá, é tempo de guerra.

Fim da Primeira parte



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Fotos retiradas Supercars.net

1 comentários:

Marcelo Teles de Souza disse...

Espetacular seu trabalho Domingos, parabéns. Estou querendo participar mais dos blogs dos amigos modelistas mas não estou arranjando tempo para "navegar" pela internet, quem sabe consigo isto nos próximos meses...
Força no trabalho com os kits aí, seus modelos são muito bons.
Abraço,
MT.