Lola T 280 bip – Porsche RSR kremer – Miniaturas do Autódromo 1/43

MINHAS MINIATURAS – Era sem dúvida uma iniciativa muito interessante por parte do João Paulo Teotónio Pereira, a colecção de miniaturas dos principais vencedores no Autódromo do Estoril, infelizmente ficou-se pelo Lola T290 do Team Bip e o Porsche Carrera RSR do Team Kremer. Ambas as miniaturas eram fabricadas pelo grande dinamizador dos Kits 1/43 John Day.

LOLA T290 TEAM BIP  de Carlos Gaspar
O Team Bip foi um marco importantíssimo no desporto automóvel Português, pois foi a primeira equipa devidamente estruturada, tanto a nível de material, de patrocínios, como de pilotos, não com este Lola, que foi como que o laboratório para a vinda dos lindíssimos Lola T292, muito bem pilotados pelo Carlos Gaspar, Mário Araújo Cabral, Carlos Santos, Santos Mendonça e Jorge Pinhol e que infelizmente com a revolução de 1975 e a nacionalização do Banco Intercontinental Português, a equipa acabou.  Mas voltando ao Lola T290, era equipado com um motor Cosworth FVC 3000cc e conduzido por Carlos Gaspar ganhou a corrida dos Grupos 3,4 e 5 no meeting da inauguração do Autódromo do Estoril.
(futuramente voltarei a postar sobre o team bip e o Lola T292)

bip
bip1

bip2
aut Capa do Jornal O Volante nº19 de 21/6/72

PORSCHE CARRERA RSR TEAM KREMER  de Clemens Schickentanz
O Porsche numero 4 conduzido por C. Schickentanz (que raio de nome) ganhou a prova a contar para o Campeonato Europeu de Turismo, que era mais um troféu Porsche, no autódromo alinharam 12 Porsches um Datsun 240Z e o Lotus Europa de “Lumaro” . Segundo Pedro Castelo no anuário Motores 73 a prova foi disputada em duas mangas tendo a primeira sido ganha por Paul Keller e a segunda por C. Schickentanz (rrrr) e acabando o artigo com “…Pena foi que o público não tenha correspondido em interesse e se por um lado se pode compreender a debandada antes da segunda manga para quem sofria os efeitos do vento há bastante tempo, não é justificável a atitude quando nos GT ainda estava tudo por decidir “. Palavras para que, ontem como hoje….

por O Porsche como se vê está para acabar para aí há 15 anos
por1
mas um dia
por2vai ficar assim….
po

Recortes do programa para a corrida de Fórmula 2 disputada em 21 de Outubro de 1973 e onde foi divulgada a iniciativa do “Autódromo do Estoril Modelos”

programa Clique para ampliar e leia este mimo de “marketing”, quanto à Loja do Sr. Jorge Lourenço que foi uma referencia no modelismo em Cascais está dedicada mais aos souvenires e como dizia o João Paulo Teotónio Pereira, dono do Autódromo do Estoril e grande colecionador de miniaturas “QUERES VÊR QUE EU AINDA TENHO QUE COLECIONAR NOSSAS SENHORAS COM OS OLHOS EM BICO” Um grande abraço ao Honorato Lourenço e seus filhos agora à frente da loja.

ma
ma1

1 comentários:

Juanh disse...

Me encantó el Lola; es una marca que ha triunfado en muchas categorías, tanto de monopostos como de autos sport.
Abrazos!
http://juanhracingteam.blogspot.com/