


24 Horas LeMans 1966: A prova disputou-se nos dias 18 e 19 de Junho e a Ford estava disposta a ripostar da humilhação sofrida no ano anterior, apostava tudo nesta edição, tendo inscrito 8 MKII em que o destaque ia para o "#1015” pilotado por Ken Miles e D. Hulme. A oposição era fortíssima, e para citar alguns, 3 Ferrari P2 oficiais, um Chaparral vários Ferraris privados, etc..Nos treinos Dan Gurney conseguiu um novo recorde da pista com 3m30,6s, contra os 3m33s de Phil Hill em Ferrari nos treinos de 1965.
A prova decorria dentro da normalidade para a Ford, com doze horas decorridas seis Ford ocupavam os dez primeiros lugares e o abandono dos Ferrari com avarias mecânicas facilitava a tarefa. Com ordens para diminuir o andamento, já que não estava em causa nenhuma oposição e o estado-maior da Ford pretendia uma chegada em formação cerrada, talvez como vingança do que a Ferrari lhe tinha feito nas 24h de Daytona 1965, e em grande apoteose os três Ford cortaram a meta, com o carro nº1 K. Miles/D. Hulme a par com o carro nº2 de C. Amon/B. McLaren e o Ford de R. Buckman/D. Hutcheron um pouco mais atrás já que estava com três voltas de atraso. Depois de o #1015 ter andado sempre na frente esperava-se a confirmação da vitória do seu principal piloto, Ken Miles e do seu companheiro D. Hulme, e eis que se dá a grande bronca, a organização dá como vencedor o carro nº2 de C. Amon/B. McLaren, para além do espanto geral a explicação era fácil. Por motivos regulamentares a classificação era dada pela distancia percorrida e sendo assim o carro nº2 que na grelha de partida estava posicionado mais atrás que o nº1 e tendo cortado a meta a par tinha percorrido mais uns metros, estava encontrado o vencedor.
E esta é mais uma curiosidade tão comum na história das 24h de LeMans e que a tornaram numa corrida única no Mundo.


Fontes
Revistas Auto-Passion 121, 66, 49 e revista Turbo 15
Livro “Le duel Ferrari-Ford” da Maraboout
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