CURIOSIDADES – Primeiro carro de GP em que o motor fazia parte estruturante do chassis e a suspensão era acoplada ao próprio motor, foi o Lancia D50 de 1954, este foi um conceito que só nos anos 60 se veio a vulgarizar com a introdução do Lotus 49/Cosworth que utilizava o mesmo principio.
O Lancia D50, merece que eu fale um pouco da sua curiosa e atribulada história. O D50 foi o carro mais revolucionário da sua época e nasceu da mente de Vittorio Jano em 1953, no projecto inicial estava planeado a utilização de travões de disco e caixa sequencial ( já…), mas devido à falta de financiamento estes foram abandonados, tendo sómente sido incorporado no projecto o motor auto-portante com a suspensão frontal acoplada, o que permitia um chassis muito mais rígido. E para a não menos importante distribuição de pesos, a caixa de velocidades foi deslocada para a traseira com o engenhoso veio de transmissão a passar ao lado do piloto para baixar a sua posição e consequente baixa do centro de gravidade, os grandes depósitos laterais, que contribuíram em muito para o equilíbrio do carro conforme o decorrer da corrida e respectivo consumo. Todos estes desenvolvimentos permitiram que o carro fosse muito equilibrado e manejável permitindo a A. Ascari que desde logo demonstrasse todo o seu potencial, tendo no seu primeiro GP conseguido a pole e volta mais rápida da corrida, mas desistindo ao fim da 10ª volta, no Mónaco pole e durante a corrida o tão falado, fotografado e pintado mergulho para as águas da marina, para quatro dias mais tarde o bi-campeão A. Ascari sofrer um acidente mortal em testes privados no Circuito de Monza. A familia Lancia já a braços com uma terrível crise financeira e profundamente deprimida com o falecimento do seu piloto, decide vender a Lancia ao grupo Fiat que por sua vez entrega os D50 à Escuderia Ferrari, Ferrari continua a desenvolver o carro e com a sua postura muito conservadora abandona alguns dos desenvolvimentos revolucionários de Jano e apelidando-o primeiro de SPA-Ferrari D50 Lancia e depois simplesmente Ferrari D50 leva-o a vencer o Campeonato do Mundo 1956 com o grande J. M. Fangio.
As fotografias em cima foram retiradas do site de um dos maiores mdelistas da actualidade e pode ver mais em Patrice de Conto que eu recomendo .
MINHA MINIATURA – Brumm 1/43, uma excelente miniatura da Brumm o que não é muito comum.
As fotos em baixo foram retiradas da net.
3 comentários:
Muy linda miniatura del Lancia; por suerte también tengo la réplica de Brumm de la Ferrari D50 de Fangio.
Abrazos!
http://juanhracingteam.blogspot.com/
Este D50 de Patrice de Conto, á escala 1/6, é de facto um trabalho extraordiario. Só não percebo o porquê dos numeros pintados em modo de treino e não de corrida.
Obrigado António Andrada pela tua visita e comentário no blogue. Também não sei o porque dos números em modo treino.
Abraço
Domingos
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