Ferrari F189 – Tamiya 1/20

MINHAS MINIATURAS – O Ferrari F189 type 640 foi um marco importantíssimo na estória da formula 1 e em particular na Ferrari, primeiro carro integralmente concebido por J. Barnard, que tinha trazido à Ferrari novas metodologias e um rigor a que a Ferrari não estava habituada, o F189 foi na sua época bastante revolucionário,

do ponto de vista aerodinâmico  Barnard levou ao extremo o conceito da “garrafa de coca-cola” já experimentado por si no desenho do McLaren MP4/1 ao mesmo tempo que desenhava uma frente muito fina o que deu ao F189 um escoamento aerodinâmico fantástico e uma  estética muito pessoal e quanto a mim muito bonita, mas a principal inovação, foi a caixa de velocidades com comando electrónico e accionado por basculantes posicionados no volante, técnica já ensaiada na Lotus curiosamente conduzido por N. Mansel que detestou e não foi devidamente desenvolvido na altura, mas Barnard, conhecedor do conservadorismo dos pilotos, desenhou um chassis em que não havia espaço para colocar um comando de velocidades convencional, e não restou a N. Mansel e G. Berger do que se habituarem ao novo comando que se veio a universalizar nos carros de competição e não só, foi mantido o pedal de embraiagem mas só com a função de ser utilizado nos arranques.

Este foi um F1 com um potencial enorme e que se não fosse alguma desorganização interna e o trio, McLaren/Honda/Senna fortíssimo teria sido mais um Ferrari a dar um titulo mundial a um piloto britânico ( segundo o patrão da McLaren, R. Dennis, Mansel era BRUTÃNICO ) depois de o ter feito com M. Hawthorn.

 

Ferrari Ferrari3

Ferrari4

 

 

0 comentários: