Projecto Barchetta – Uma iniciativa portuguesa

AUTOMOBILISMO – Numa altura em que as campanhas “consumir Português” estão na moda e diga-se que algumas são verdadeiramente demagógicas e patrioteiras outras merecem toda a nossa atenção e divulgação e como este é um blogue sobre modelismo e automobilismo falemos da iniciativa muito louvável do Instituto Superior de Engenharia do Porto que através do seu Laboratório Automóvel do Departamento de Engenharia Mecânica começou este mês de Agosto os testes em pista do seu Projecto Barchetta tendo em vista a criação dum Troféu já em 2012 e a respectiva homologação pela FPAK. O Projecto Barchetta, como se pode ver pelas imagens é um pequeno Sport-protótipo equipado com motor do Fiat Uno e faz lembrar as os sports 2litros dos anos 70 e particularmente o pequeno Lola T212. Com o apoio de várias empresas, Auto-Perfis Pultrudidos, KIMSO, QF, DBE Suspension Engineering e BP Portugal e conduzido pelo jovem Pedro Matos, para os mais desatentos este piloto ganhou recentemente uma prova de Formula Ford Kent no Circuito de SPA merece o apoio de todos. (Se algum dos intervenientes neste prjecto ler este post gostaria que entrasse em contacto para se possível dar mais dados técnicos sobre o carro, desde já o meu obrigado)
IMG_075423615
barchetta-em-braga
Barch00_388x517
 Artigo retirado do portal do ISEP
O projecto Barchetta entra em fase de testes em Agosto, com o objectivo de promover a inauguração de um novo troféu já a partir da próxima temporada.
O Laboratório Automóvel do Departamento de Engenharia Mecânica inicia em Agosto a fase de testes do Barchetta – um modelo de corridas inteiramente pensado e desenvolvido pelos alunos daquela instituição.
O primeiro protótipo do Barchetta foi apresentado em 2008, tendo o primeiro modelo de teste estado em exposição recentemente no circuito da Boavista.
Para a fase de testes que se avizinha, estará envolvida toda a equipa que desenvolveu o projecto – ISEP, Auto-Perfis Pultrudidos, KIMSO, QF, DBE Suspension Engineering e BP Portugal.
Pedro Matos, jovem piloto de 19 anos estará aos comandos do modelo luso. O piloto conta já com um interessante palmarés, do qual se destaca uma vitória no emblemático circuito de Spa-Francorchamps em Fórmula Ford.
Depois da evolução do carro, que deverá estar terminada no decorrer do mês de Setembro, inicia-se o processo de homologação para competição deste modelo, com o apoio da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). O objectivo é conseguir a promoção de um troféu, já a partir da próxima temporada.

Link para a Entrevista com Luís Miranda Torres(docente ISEP e um dos mentores do Barchetta)
 

0 comentários: