Rebites & lapiseiras

MODELISMO – Todos os modelistas sabem o problema de simular rebites para se obter um maior realismo, se no caso dos aviões de pequena e média escala a simulação com um pequeno furo fica bastante realista o mesmo não fica tão bem nos carros, principalmente nos de competição anos 60 e 70 pelo que tenho andado para aqui a “majicar” uma maneira de os fazer a baixa custo, comecei a tentar com uma folha de chumbo na qual fazia uns pequenos furos onde calcava o plástico e depois de seco cortava com o X-acto, apesar de alguns resultados bons este processo era trabalhoso já que para se conseguir 10 rebites aproximadamente do mesmo tamanho tinha que fazer para aí 30, para além de ter que usar uma lamparina, o cheiro, etc., quando me lembrei de utilizar uma antiga lapiseira 0,5mm que andava cá por casa e deitei mãos à obra e o resultado pareceu-me bastante bom pelo que merece ser partilhado com vocês.
9977646-metall-textur-mit-nieten (1)
Através de algumas imagens vou tentar fazer um tutorial que vos seja útil.
1º- A lapiseira, que neste caso é um 0,5mm mas pode ser utilizada as medidas que desejarem.
Rebite 1
2ª – Depois da lapiseira desmanchada tive que arranjar um arame da mesma medida ( 0,5 ), ainda tentei usar o arame como se usa a mina de grafite para extrair os rebites que ficam no bico, mas não deu, a pressão não era suficiente, sendo assim tive que fixar o arame ao suporte móvel interior, pode ser soldado, mas eu colei com uma pequenas gotas de super-cola e dá perfeitamente. Tem que se ter algum cuidado para que o arame quando se carrega no botão de extracção das minas não ultrapasse a ponteira da lapiseira.
Rebite 2
Rebite 3
3º – Depois da anterior fase estar concluída e seca a cola, à que tratar da ponta da lapiseira, eu com uma lima de relojoeiro rectifiquei o interior com muito cuidado e no exterior biselei com lixa 1000 tendo de seguida dado o acabamento com polimento próprio para metal, isto tudo para que seja mais preciso o corte do plástico como se pode ver nas figuras seguintes.
Rebite 4 4ª – E aí está a máquina de fabrico de rebites pronta. Como se pode ver nas fotografias seguintes utilizei o plástico da tampa da manteiga açoreana  Loreto, que para além de ser uma excelente manteiga o plástico é de espessura fina e de boa qualidade, quero eu dizer mata-se dois coelhos de uma só cajadada…rsrs,  mas como é óbvio pode utilizar outros plásticos e outras espessuras. Aconselho a utilizar um cartão duro por baixo do plástico porque o corte fica bastante melhor.
Rebite 5
Rebite 6
5º – E eis os rebites prontos a utilizar. Neste caso só faço um de cada vez já que as tentativas de fazer dois ou três ao mesmo tempo não ficaram bem.
Rebite 5a 
Rebite 7
Espero que vos seja útil e até à próxima.

0 comentários: