Lotus Honda 99T – Tamyia 1/20

MINHAS MINIATURAS – Em jeito de homenagem, o Grande Ayrton Senna faria hoje dia 21, 50 anos, vou colocar umas imagens do Lotus 99T.
Para os que acompanhavam a F1, até meteu dó a perda do patrocínio JPS e a consequente passagem do carismático preto debruado a dourado para o amarelo da Camel, ( o que seria do amarelo se não fosse o mau gosto), mas para os amantes da marca a época de 1987 trazia a esperança de voltar a ver um Lotus no primeiro lugar do Campeonato do Mundo, as condições à partida estavam reunidas, um piloto mais maduro, um patrocínio com maior budget, um motor Honda excelente, a suspensão dita de “Inteligente”, (uma ideia saída do génio de Colin Chapman, que tinha morrido 5 anos antes e que veio a provar toda a sua mais valia nos anos seguintes) e uma equipa muito motivada, mas…, mas aquilo que parece nem sempre é, e a época de 87/88 só não foi um verdadeiro fiasco devido ao grande talento do Ayrton.

lotus O chassis desenhado por G. Ducarouge foi demasiado mau, era pesado, demasiado conservador, pouco refinado aerodinâmicamente, conclusão, um fiasco e a época de que tanto se esperava sagrou-se pelas vitórias no Mónaco e em Detroit, circuitos citadinos onde as deficiências aerodinâmicas e estruturais do chassis não eram tão notadas e nunca é de mais dizer, o talento do Ayrton tocava o sobrenatural nos circuitos com estas características. No final da época Ayrton ruma para a McLaren e a Lotus caminhou em agonia para um fim pouco digno numa equipa que pelo génio do seu criador e pela excelência dos seus muitos pilotos sempre foi uma marca de referencia no desporto motorizado.
Mas ficam as memórias e uma excelente miniatura da Tamyia.

lotusa lotusb
lotusc
lotuse
lotusd

1 comentários:

RM Style disse...

Ao pesquisar a internet fiquei a conhecer o seu blogue e paixão pelas miniaturas. Sou também coleccionador (ver RM Style no google)e do~-lhe os meus parabens pela sua colecção.