TROFÉU - Uma marca portuguesa

MODELISMO - É sempre com enorme prazer que aqui escrevo sobre o que de bom se faz neste país, nem sempre é fácil já que Portugal tem uma fragilidade industrial enorme, produzimos pouco e raramente bem, mas felizmente há excepções e  é sobre uma dessas "agulhas no palheiro" que hoje trago aqui ao blogue, a marca de miniaturas TROFÉU e actualmente única fábrica nacional no ramo dos die-cast 1/43 de qualidade.



 Numa área em que as dificuldades empresariais devem ser enormes, começando pelos avultados "royaltes", passando    pela concorrência desleal dos chineses, a Troféu consegue ter uma gama muito bem conseguida, em que destaco as miniaturas de carros pilotados por portugueses ou que alinharam em provas portuguesas ( quanto a mim só falta uns Alfa-Romeos, eheh) assim como as das provas de asfalto francesas, sem dúvida uma escolha muito criteriosa em busca dos ditos nichos de mercado mas que tem dado os seus frutos já que uma facturação de meio milhão de euros o prova bem. Parabéns e cá esperamos pelos novos modelos.





Reportagem muito interessante passada na RTP 

          Fábrica de carros em miniatura fatura meio milhão de euros por ano - País - Notícias - RTP

A EMPRESA


A Replicar – Indústria e Comércio de Brinquedos, Lda tem a sua sede na cidade de Espinho - Portugal sendo actualmente a única produtora de miniaturas no contexto nacional, detentora da marca TROFÉU.

Data de 1987 o seu nascimento e é o resultado da concretização da paixão que os seus fundadores nutrem pelo mundo automóvel e pelo coleccionismo.

Inicialmente baseada numa estrutura familiar, a empresa tem vindo a crescer de uma forma sustentada contribuindo para tal uma forte aposta na qualidade do seu produto. Actualmente integra nos seus quadros cerca de 30 funcionários.

A aposta num produto diferenciado pela sua qualidade e fiabilidade o que contribuiu para que ao longo dos seus 20 anos de existência fosse incorporando nas suas instalações, as várias fases do processo produtivo ganhando maior controlo sobre o produto final. Assim, em 2001 fez um investimento na criação do sector dos moldes e em 2007 adquiriu infraestruturas para montar um sector de pintura.

Também ao nível comercial, a Replicar tem vindo a adaptar-se às exigências do mercado.

Inicialmente, privilegiando uma relação mais restritiva optou por uma política “um país, um distribuidor”, conseguindo que a marca TROFÉU fosse representada nos 5 continentes, não obstante ser a Europa a absorver a maior quota de mercado.

A Europa absorve cerca de 75% da nossa produção, seguindo-se a Ásia com uma quota de 12%. Na Europa, destacam-se a Inglaterra, França, Alemanha e Holanda como principais consumidores do produto e na Ásia é o Japão o maior consumidor. A restante quota de mercado (13%) reparte-se equitativamente pela África do Sul, Austrália e USA.

Mas não obstante ter já uma rede de distribuição implementada, em Agosto de 2009 e em parceria com a ModelKit, decidiu complementar a sua política comercial com uma maior abertura ao consumidor final e investiu na abertura duma loja, a TROFEU-SHOP, nas suas instalações em Espinho, onde coloca à disposição do público não só os seus modelos da marca TROFÉU, mas também uma oferta diversificada quer ao nível do coleccionismo quer ao nível do modelismo.

O catálogo

A LOJA
Texto " A EMPRESA " e fotografias retiradas do catálogo e do site da Troféu

2 comentários:

Juanh disse...

Aunque no poseo ninguna miniatura de Trofeu, tengo entendido que son muy buenos modelos. Será cuestión de sumar alguno a mi colección.
Abrazos!

Domingos disse...

Juanh
No final do post clica na imagem que diz TROFÉU SHOP e vais directamente para a loja da Troféu.
Abraço