AUTOMOBILISMO – O Porsche 911 SC 3L Gr4 de 1980 foi o modelo que mais se evidenciou durante o campeonato europeu de ralis 1980 demonstrando mais uma vez as suas características polivalentes como carro de competição, mas convém falar primeiro da excelente lista de concorrentes para este campeonato, Vudafieri, Tognana ( Fiat 131 Abarth) Tabaton, De Bragation, Cunico ( Lancia Stratos) Nico ( Ferrari 308 GTB) Biasion, Cerrato, Kullang (Opel Ascona400) Toivonen, Brookes ( Talbot Sumbean Lotus)Zanussi, Coleman ( Ford Escort RS) Blomqvist (Saab 99 Turbo) Pond, Eklund ( Triumph TR7 V8) Verini, Pergliasco ( Alfa Romeo GTV Turbo) e Zanini, Beguin (Porsche 911SC), apesar desta extraordinária lista de concorrente desde cedo se percebeu que o campeonato seria uma luta entre os Porschistas, Zanini em Porsche Almeras e Beguin em Porsche Meznarie. mesmo que ambos em determinadas provas utilizassem outros carros já que o Europeu era um campeonato só de pilotos, Zanini utilizou no Rali de Chipre um Subaru Gr.1 ( desistiu) e no Rali do Algarve o Ford Escort da Diabolique (1º), mesmo assim a grande maioria das provas foram disputadas por ambos em Porsche vindo o espanhol Antonio Zanini a consagrar-se vencedor deste espectacular campeonato. (ver classificação no final do post)
( Dotado duma fantástica eficácia o 911 é também brutal e difícil de conduzir)
(300 Cv, 3 Litros, não está mal e uma mecânica quase indestrutível . Os melhores preparadores franceses,
Almeras e Meznarie conseguiam valores muito semelhantes)
CARRO
O Porsche 911 SC de que hoje escrevo foi preparado na garagem dos irmãos Almeras em Montpellier, também eles pilotos de sucesso principalmente em Rampas. Jean Marie Almeras conta que 1980 a moral era a de vencedores, já que em 1978 tinham ganho o Rali de Monte Carlo com J. P. Nicola “nas barbas das equipas de fábrica” e em 1979 ele e o seu irmão tinham vencido os Campeonatos Europeus de Montanha em Gr. 4 e Gr. 5, sem dúvida que a moral era alta e para “atacar” o Europeu de Ralis prepararam este 911 SC, segundo o mesmo Jean Marie a preparação foi bastante profunda já que o regulamento de Gr.4 era bastante permissivo em 1980, a coque foi toda ressoldada e reforçada, sendo o arco de segurança com os seus múltiplos pontos de união à coque um verdadeiro segundo chassis tubular. Da parte mecânica o motor 2294cc, 6 cilindros refrigerados a ar foi seriamente trabalhado, novos pistons Mahle, as válvulas passaram a diâmetros de 46mm para o escape e 49mm para a admissão assim como a alteração dos diagramas das árvores de cames e a injecção Bosch foi revista, os resultados de todos estes melhoramentos foi a passagem de 188Cv originais para os 300Cv com um torque aproximadamente de 32m.Kg, fantástico. Em relação às suspensões foram equipadas com amortecedores Bilstein reguláveis assim como novas barras de torção, a repartição de massas foi alterada com a deslocação do depósito de óleo para a frente. Quanto aos travões, foi equipado com os enormes discos do 3,3L Turbo com repartidor no tablier e para transmitir tudo isto ao solo o SC foi equipado com as largas jantes, 8x15 na frente e 11x15 na traseira com pneus Michellin sliks. E assim se constrói um Campeão Europeu de Ralis. É de salientar que este mesmo Porsche disputou também o Rali de Portugal em 1981 e 1982 conduzido por Jean-Luc Thérie.
( a fenomenal motricidade permite melhor explorar as capacidades do motor)
CLASSIFICAÇÕES
Costa Brava ( Espanha): 1º Zanini – Sabater ( Porsche 911SC)
Areias Douradas ? ( Bulgaria): 1º Zanini – Sabater ( Porsche 911SC)
Antibes ( França): 3º Zanini – Sabater ( Porsche 911SC) atrás de Beguin e Vincent em Porsche
Skoda ( Checoslováquia):1º Zanini – Sabater ( Porsche 911SC)
Polónia (Polónia): 1º Zanini – Sabater (Porsche 911SC)
Tour Auto ( França): 4º Zanini – Sabater (Porsche 911SC) atrás de B. Darniche (Stratos), B. Béguin ( Porsche) e M. Mouton ( Fiat 131)
Halkidikis ( Grácia): 1º Zanini – Sabater ( Porsche 911SC)
Espanha ( Espanha): 1º Zanini – Sabater ( Porsche 911SC) depois da desclassificação de B. Beguin
Algarve ( Portugal) 1º Zanini – M. Oliveira ( Ford Escort RS)
Catalunha ( Espanha): 1º Zanini – Sabater (Porsche 911RS)
( Instalações dos Irmãos Almeras em Montpelier)
Legendas das fotografias retiradas de testes em revistas da especialidade.
Abraço e espero que gostem
5 comentários:
Hermoso 911, lo tengo en versión Almeras de Montecarlo 1982.
Uno de los autos de rally, junto al Stratos, que más me han gustado.
Abrazos!
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/
Como sempre um ótimo post de um grande carro!
JUANH
Esta versão saiu numa das colecções da Altaya e infelizmente não o comprei mas é sem dúvida um carro histórico.
RUI
Obrigado, é sem dúvida um grande carro e ao que eu me apercebo no Brasil os 911 não tiveram os êxitos que conseguiram tanto na América do norte como na Europa...
Abraço
Veja Domingos, as importações aqui eram proibidas, só foram liberadas depois de 88, mas em nossas existem muitos 911.
Abraço
Rui
Obrigado pela informação, desconhecia essa das importações
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